Warning: Missing argument 1 for _e(), called in /opt/wordpress/wp-content/themes/detube/single.php on line 61 and defined in /opt/wordpress/wp-includes/l10n.php on line 246

No Módulo 4, o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) José Bento Pereira explica que é comum as pessoas confundirem o mosquito da dengue com o pernilongo. Ele destaca as principais diferenças entre eles, a começar pelo comportamento: o mosquito da dengue é diurno, enquanto o pernilongo comum é noturno. O especialista explica que, embora a atividade do Aedes aegypti seja predominantemente durante o dia, ele é um mosquito oportunista, podendo aproveitar uma ocasião favorável para se alimentar mesmo durante a noite.

Outra diferença entre o Culex e o Aedes está relacionada à coloração. Enquanto o pernilongo comum é marrom, o mosquito da dengue é mais escuro, apresentando listras brancas pelo seu corpo, e uma à semelhança do desenho de uma lira em seu tórax. Outra diferença entre as espécies é com relação aos criadouros: o Aedes prefere os criadouros artificiais, com pouca matéria orgânica, enquanto o pernilongo comum prefere águas poluídas.

Outra diferença significativa está relacionada à postura de ovos. O A. aegypti deposita pequenos grupos de ovos, distribuídos pelas bordas de diversos criadouros. Já o Culex coloca todos ao mesmo tempo, no mesmo espaço e de forma agrupada, como uma minúscula jangada, sobre a água.

04_aedes_culex

 <<<  Módulo 3 | Criadouros e Hábitos    ◘   Módulo 5 | Estratégias de Controle do Vetor  >>>