O conjunto de videoaulas ‘Aedes aegypti – Introdução aos Aspectos Científicos do Vetor’ foi pensado para ajudar na rotina de diversos públicos: estudantes, professores, profissionais de comunicação e interessados em conhecer mais um pouco sobre a dengue e seus impactos.
A iniciativa em forma de vídeo-aulas traz, de forma simples e objetiva, conhecimentos científicos que podem de fato ajudar na abordagem do tema e na qualidade das informações que chegam ao público.
Os assuntos são variados, incluindo orientações sobre combate aos focos do mosquito, diferenças entre A. aegypti e pernilongo doméstico, informações sobre o vírus, a história do Aedes e como ele se espalhou pelo mundo, além de dados sobre o comportamento do mosquito, conhecido por sua característica oportunista.
As vídeo-aulas são disponibilizadas em 10 módulos temáticos, que podem ser assistidos separadamente, com duração entre 2 e 15 minutos cada, e também em versão integral.
A iniciativa é uma realização do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) no âmbito do Projeto Desenvolvimento e Avaliação de Novas Tecnologias e Estratégias de Vigilância e Controle de A. aegypti no Brasil (Pronex-Rede Dengue), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Todos os conteúdos foram verificados e aprovados por pesquisadores especializados no Aedes aegypti.
As vídeo-aulas são divididas em dez módulos, mais a Apresentação do Projeto:
5 – Estratégias de Controle e Vigilância do Vetor
6 – Armadilhas: Vigilância ou Controle?
7 – Mitos e Verdades Sobre Dengue